18 de fev. de 2013

Iniciou os preparativos para o Grito Rock Santarém 2013



Começou os preparativos da 2° edição do Grito Rock Santarém 2013, previsto para os dias 08, 09 e 10 de março em Alter – do -Chão e na cidade de Santarém.

O Festival Grito Rock é realizado há dez anos no Brasil e é um dos principais projetos do Fora do Eixo, com o objetivo de estimular a circulação e a promoção de artistas; o mapeamento e a conexão de produtores e outros agentes criativos; a distribuição de produtos culturais; e a realização de laboratórios de tecnologias sociais com a participação dos mais diversos agentes da rede.

A edição de 2013 escolheu o portal Toque no Brasil (www.tnb.art.br) como principal plataforma de conexão de agentes, produtores e artistas. Além das inscrições, o Toque no Brasil vai fomentar também turnês e shows. Estima-se a criação de aproximadamente 3 mil vagas para bandas de todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes, que devem ligar diversas regiões brasileiras.

O Grito Rock é uma plataforma eficaz para promover a circulação de artistas pelo Brasil. Dessa forma, assim como outras cidades Santarém não ficou fora, realizando sua 1º edição ano passado com a presença de bandas santarenas como: Exxcalibur, Industrial Blame, Vinil 80, Little Beach, Darwin e seus pitecos, Professor Mandrágora além de bandas de Belém e de outras regiões do Pará.


A ferramenta é usada desde 2010 para a conexão direta entre produtores e bandas durante o Grito Rock que apesar de ter o “rock” no nome, o Grito não restringe a programação a estilos. Uma das organizadoras pioneiras do festival, Marielle Ramires, conta que “quando iniciamos, o rock era o diferencial da ação, mas com o tempo a rede de produtores foi entendendo que se a atitude for rock, o som pode ser em qualquer ritmo”, se referindo ao lema “faça você mesmo” que nasceu no punk rock e tem sido adaptado para o “façamos juntos” no movimento independente nacional em ações como o GR.

Em Santarém, o Coletivo Mulama é um dos responsáveis pelo festival, mais informações disponível na Page do grupo: 


E maiores informações sobre a programação, inscrições de bandas locais, participação nas campanhas colaborativas e outras formas de participação, ao longo da semana aqui: 


Page do Festival no Facebook:

https://www.facebook.com/FestivalGritoRock

Confira nos vídeos abaixo algumas bandas que tocaram no evento ano passado em Santarém :

Abertura Grito Rock 2012
http://www.youtube.com/watch?v=DsWX-k7aRrM

Banda Turbo de Belém – (Dromomania)

Banda Professor Mandrágora – (Homem Sustenido)




Edição: Andriene Moura
Fonte: Site Oficial Grito Rock

0 comentários:

Postar um comentário